Notícias

22/11/17 09:35

Museu da Memória Rondoniense expõe fósseis de mega mamíferos durante todo o mês de novembro

Acervo do Museu é composto com mais de 200 peças

O acervo paleontológico do Museu da Memória Rondoniense é composto por fósseis de mega mamíferos – como mastodontes, que são fósseis relacionados a mamutes, toxodontes que hoje seriam próximos ao hipopótamo e esqueleto de preguiça gigante. Esse acervo será exposto no Museu durante todo o mês de novembro com entrada franca.

Os fósseis foram incorporados ao acervo do Museu através de atividades garimpeira nas décadas de 1980 e 90 e atualmente conta com 200 peças paleontológica. “Nós pretendemos mostrar todo o acervo que temos no Museu, mas ainda não temos espaço suficiente. Temos um lado esquerdo de uma preguiça gigante que chega a seis metros de comprimento, mas quer vai poder ser mostrado somente após a reforma”, diz Ednair Rodrigues, diretora do Museu.

A diretora explica que com esses fósseis é possível notar que Rondônia teve um ambiente semelhante ao da África, em relação a fauna. “Esses animais foram totalmente extintos e temos aqui no Museu. A população precisa ter conhecimento da riqueza que temos”, ressalta a diretora.

Também será possível ver fósseis de crocodilo, várias espécies de peixe como pirarara, boto e peixe boi. O acervo público fica dentro da reserva técnica do Museu e é consultado por estudantes e pesquisadores. Para consulta é preciso agenda prévia. Mas com a exposição serão expostos para toda população o acervo animal e vegetal.

O Museu da Memória Rondoniense é ligado a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e está situado na rua D. Pedro II, no antigo Palácio Presidente Vargas, com horário de atendimento das 9h às 17h de terça a sexta-feira e no sábado das 9h às 15h.


Categorias: Cultura , Governo , Governo de Rondônia , Rondônia , Sociedade

Tags: Acervo , Exposição , fósseis , Museu , Museu da Memória Rondoniense , Museus , Paleontologia


Fonte

Texto: Maximus Vargas

Fotos: Maximus Vargas