14/05/18 13:19

Ministério da Cultura chega a Rondônia dia 18 com seminário para capacitar produtores sobre Lei Rouanet

Será realizada também uma oficina prévia sobre o Prêmio de Culturas Populares, no dia 17 de maio

Representantes do Ministério da Cultura chegam a Porto Velho (RO), no dia 18 de maio, para mais uma etapa do Circuito #CulturaGeraFuturo, que está capacitando produtores culturais e gestores públicos para utilizarem os mecanismos de fomento à cultura disponibilizados pelo governo federal, em todas as capitais brasileiras. A abertura do evento será às 9h, no Teatro Guaporé.

A capital de Rondônia será a terceira da Região Norte a receber a equipe do Ministério, que levará orientações sobre a Lei Rouanet, a Lei do Audiovisual, o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e outros mecanismos (o circuito já passou por Macapá e Rio Branco). Haverá também um módulo voltado para patrocinadores.

Em 2018, há R$ 1,35 bilhão disponíveis para incentivo a projetos via Lei Rouanet em todo o Brasil; além de cerca de R$ 1,5 bilhão para o fomento ao Audiovisual.

Seminário

O seminário terá a duração de um dia. Uma equipe da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) do Ministério da Cultura (MinC), responsável pela gestão da Lei Rouanet, explicará como funciona o principal mecanismo de fomento à cultura do País, orientando os participantes e tirando dúvidas sobre a apresentação de projetos.

Outra, com representantes da Secretaria do Audiovisual (SAv) do MinC e da Agência Nacional de Cinema (Ancine), vai detalhar os editais e as linhas de financiamento disponíveis para o setor do audiovisual. Além disso, durante o seminário serão dadas orientações a incentivadores sobre as vantagens e as formas de apoiar projetos culturais.

Inscrições

Para participar, os interessados podem se inscrever online, preenchendo um pequeno formulário disponível no portal do MinC (www.cultura.gov.br) ou diretamente por este link: Acesse aqui

Oficina do Prêmio de Culturas Populares 2018

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, lançou, na última sexta-feira (27), em Recife (PE), a 6ª edição do Prêmio Culturas Populares. Este ano serão investidos R$ 10 milhões – valor recorde – em 500 iniciativas que fortaleçam e contribuam para dar visibilidade a atividades culturais de todo o Brasil.

Na edição deste ano, cada um dos premiados receberá R$ 20 mil, o dobro de 2017.  Serão 200 prêmios para iniciativas de mestres e mestras (pessoa física); 180 para iniciativas de grupos sem CNPJ; 70 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 30 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural; e 20 para herdeiros de mestres e mestras já falecidos (in memoriam).

As inscrições podem ser feitas de 30 de abril a 13 de junho, pela internet ou via postal. Todas as informações e o edital podem ser acessados pelo hotsite do Prêmio: http://culturaspopulares.cultura.gov.br/

Com o objetivo de orientar os mestres e fazedores de cultura do estado de Rondônia, será realizada, pela Representação Regional Norte do MinC, uma oficina de capacitação para inscrições na seleção, a ser realizada em Porto Velho, também no Teatro Guaporé, na véspera no seminário, às 17hs. Não serão necessárias inscrições prévias.

Evento: Oficina de capacitação do Prêmio de Culturas Populares 2018
Local: Teatro Guaporé (Palácio das Artes, Av. Pres. Dutra, 4183 – Olaria).
Data: 17 de maio de 2018
Horário: 17hs

Mais informações: http://culturaspopulares.cultura.gov.br/

Evento: Circuito #CulturaGeraFuturo
Local: Teatro Guaporé (Palácio das Artes, Av. Pres. Dutra, 4183 – Olaria).
Data: 18 de maio de 2018
Horário: 9h às 18hs

Link para inscrições: Acesse aqui

Categorias: Artistas , Cultura , Edital , Feiras de Artesanato , Governo , Governo de Rondônia , Rondônia , Sejucel